Sobre mim – Micaely

Minha origem

Meu nome é Micaely, nasci em 26 de novembro de 2003, em Foz do Iguaçu – PR, onde cresci e vivo até hoje. Desde a infância, sempre fui fascinada por aviões. Adorava brincar de construir aviões de brinquedo, desenhar aeronaves e um dos meus lugares preferidos era o aeroporto, onde eu esperava meus parentes chegarem e, principalmente, ficava observando os aviões decolando e pousando.

O sonho de voar

Certa vez, disse ao meu pai que queria ser piloto de avião. Ele, junto com minha mãe e minha irmã, sempre me apoiaram. Porém, quando eu compartilhava esse sonho com outras pessoas, escutava frases como: “tem que ser rico”, “precisa saber inglês”, “tem que estudar muito”. Até ouvi de alguém a pergunta: “mas será que mulher pode ser piloto?”.

No sexto ano da escola, com apenas 10 anos de idade, minha professora perguntou a cada aluno o que queria ser quando crescesse. Todos na sala já sabiam que eu sonhava em ser piloto, mas, com medo dos comentários, acabei respondendo que queria ser comissária de bordo. Naquela época, e até hoje em alguns casos, ainda soa estranho para muita gente ouvir que uma mulher quer ser piloto de avião.

Minha formação e trabalho

Com o tempo, estudei inglês e segui meus estudos. Em 2018, entrei no magistério integrado ao ensino médio e me formei. Em 2021, comecei a estudar para o ENEM e vestibulares, planejando cursar direito para, futuramente, ter recursos para investir na aviação.

Mas, em 2022, surgiu a oportunidade de um concurso público para professora. Estudei muito e conquistei o 1º lugar, iniciando minha carreira no magistério. Desde então, venho conciliando meu trabalho e outras atividades extras para juntar dinheiro e investir no meu grande sonho: ser piloto.

A aviação na minha vida

Em 2024, criei minhas redes sociais para mostrar minha trajetória e ajudar outras pessoas que, assim como eu, não têm condições fáceis de investir na aviação. Compartilhei dicas, estratégias de economia e o passo a passo da minha jornada. Em menos de um ano, alcancei mais de 150 mil seguidores e ultrapassei 50 milhões de visualizações em vídeos.

No mesmo ano, iniciei meu curso de Piloto Privado (PP) e, em junho de 2025, conquistei minha primeira licença como piloto de avião. Em julho, comecei o curso de Piloto Comercial (PC/IFR), que atualmente estou finalizando.

Hoje, além de professora e piloto, estou cursando o 3º ano de Engenharia Mecânica e sigo firme no meu objetivo de crescer cada vez mais na aviação. Meu propósito é mostrar que, com dedicação, planejamento e persistência, é possível realizar esse sonho, mesmo quando muitos dizem que não dá.